10 Coisas que deves fazer para recuperares o teu Sorriso.

Imagem

Nem sempre é fácil superar um evento traumático. Seja a perda de um familiar ou amigo, o terminar numa relação duradoura, o despedimento de um emprego que adorávamos, ou pura e simplesmente achar que o mundo anda a conspirar contra nós, é complicado, duro e desgastante. Retira a energia que precisamos para seguir em frente e todo e qualquer percalço acarreta um peso enorme e esmagador sobre nós, como se nada fizesse sentido, levando a que tenhamos muitos pensamentos negativos e muitas vezes com sentido destrutivo, que pode levar-nos a longo prazo a um profundo desfasamento da realidade, e quiçá, até a uma depressão ou perda de identidade, como que se desligássemos do mundo e deixássemos a nossa essência ser completamente anulada até a mais pura insignificância. Não pode acontecer. Não vai acontecer. Tudo tem o seu tempo, o seu rumo, e o plano que está designado para nós irá acontecer. É uma questão de tempo, por isso nem sempre vemos imediatamente a mudança que queremos para nós. Mas não basta simplesmente querer que apareça. Também temos de ver os sinais e sentir quando é que temos de dar um empurrão a nós mesmos para conseguirmos tudo o que queremos. E faz sentido que comecemos a ver o lado positivo das coisas do que propriamente dar impacto negativo a todos os tropeções. Aqui ficam algumas dicas para fazermos com que as coisas fluam mais naturalmente.

. Acreditar no Mundo e nas Pessoas.

Nem todas as pessoas nos querem mal. Para quem tem a confiança perdida é sempre complicado voltar a confiar. Se tiveres a tua alma mais leve, irás conseguir ter o discernimento de ver quem te quer bem ou não. E com isso abres o teu coração a novas oportunidades da vida.

 

. Não te feches em casa.

Muitas pessoas tem tendência se excluírem das actividades sociais ou de lazer, para não ter de lidar com as pessoas, que por norma tem condescendência connosco porque sabem que determinado acontecimento negativo aconteceu. Não é afastando que conseguimos as coisas. É aproximando dos amigos de sempre, de fazer para sorrir e conviver, que irão dar-te a energia para te levantares do novo. Não é tão complicado quando pensas.

 

. Faz algo por ti.

Ouvir as nossas músicas positivas e alegres é sempre um bom balsamo para o nosso ser. Tal como actividades que puxem o melhor de nós. Se a actividade física puxa pelo lado físico e reforço mental, actividades com crianças, idosos ou de solidariedade social, puxa sem dúvida pela nossa necessidade de nos sentirmos úteis. E somos úteis. Somos necessários. Não somos desperdício nem de pele nem de pessoas. Temos o nosso lugar na sociedade. As vezes temos é de seguir o instinto para saber que lugar é esse.

 

. Liberta-te.

Se és uma pessoa que sente muito as coisas negativas, evita aquilo que possa ter impacto em ti. As vezes são coisas normais do dia-a-dia, como ler um jornal que tenha muitas noticias más, ouvir na rádio uma música com significado mas que não faz sentido no momento, ler cartas ou mensagens, etc. Tudo isso deve ser evitado. Nós temos de saber libertar os pesos do passado, pois são esses pesos que muitas vezes nos prendem de evoluir mais e sentir melhor.

 

. Futuro pertence ao futuro.

Pensarmos imenso no futuro dá-nos ansiedade. Ficamos logo a magicar o que pode acontecer e o que fazermos para que aconteça. Não pode ser. Já imaginaste as oportunidades que perdes no presente por te concentrares no futuro ? É no presente, no agora que vives, e é nisso que te deves concentrar. O mundo anda sempre em movimento e tu nunca sabes quando é que as coisas mudam. E as mudanças positivas que podem acontecer é sempre inesperadamente, espontaneamente, e se fecharmos os olhos nem damos por elas.

 

. Afasta-te do que é tóxico.

Há sempre alguém que nunca está bem disposto ou dramatiza a vida, e transmite isso de uma maneira que nos faz sentir mal. Essa pessoa é um activo “tóxico”. Muitas vezes essas pessoas nem se apercebem que ao serem como são que deixam o ambiente tóxico e triste para outros. Não tem culpa muitas das vezes. Para quem quer recuperar a moral e aumentar o brilho da essência é fundamental afastar deste tipo de pessoas. Não quer dizer que tenha de deixar de falar ou algo do género. Mas só deverá ter de novo um contacto mais próximo quando tiver mais força e estabilidade para poder encaixar isso.

 

. Concentra-te naquilo que és bom

Há sempre um talento ou uma actividade em que sempre fomos bons. E por as vezes ficarmos melancólicos, desligamo-nos. Volta ao que és bom. Ao que te faz sentir completo. Não deixes de parte algo em que tens valor e te faz bem ao ego. Não há dinheiro que pague aquele sentimento de satisfação e realização que temos ao concretizarmos uma actividade que gostamos e temos valor.

 

. Perdoa

Seja que situação for, tens de limpar a mesma da tua alma. Faz as pazes acima de tudo, contigo mesmo. Porque na verdade, o que aconteceu, aconteceu. Não podes voltar atrás. Perdoa-te a ti mesmo, para que possas sentir-te mais humano. Se tiveres que pedir perdão a alguém, pede, mas não te rebaixes ou menosprezes. Reconheceres o teu erro, pedires perdão e quereres emendar é muito digno e de coração. Faz com que a tua consciência tenha orgulho em ti. É importante.

 

 

. Dá uma chance.

Se faz bem é para manter. Se faz sorrir, não deves deixar fugir. Em relação às pessoas, não deveremos meter tudo no mesmo saco. Nem fazer uma pessoa nova que surge na nossa vida, pagar a “factura” do passado. Dar uma chance, uma verdadeira oportunidade é igualmente mostrares que queres seguir o teu caminho. E nunca se sabe as surpresas que podem vir daí.

 

. Atenção às expectativas.

É algo que nos perturba. Criar uma enorme expectativa é um grande erro. Porque simplesmente nem as situações ou as pessoas podem corresponder minimamente aquilo que estavas à espera. Deixa fluir. Naturalmente. Calmamente. Imagina isto: Senão crias expectativas e algo de magnifico acontece, o sentimento positivo irá preencher-te e um profundo sentido de gratidão te irá invadir. Porque deveremos sempre ser gratos ao que de bom acontece. Se não acontecer, é porque não tinha de acontecer, e como tal, o impacto é nulo. É como se a expectativa fosse um meteorito que viesse contra ti. Como não criaste essa expectativa, o que vem contra ti é um grão de areia inofensivo.

 

São pequenas dicas, nada mais. Deves é lembrar-te sempre do teu valor enquanto pessoa e membro da sociedade. Não és nem superior, nem inferior à ninguém. És sem dúvida para ti, a melhor pessoa do mundo. Estima-te a ti pelo que és e vales. Sorri para a vida e sê grato e irás ter muitos mais motivos para seres Feliz. Porque a Felicidade só acontece a quem acredita e faz por ela. E nós temos tudo para sermos Felizes. Por mais negativos que possamos ser. Por mais que achemos que tudo está contra nós.

 

Autor:

Aprendiz de Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s