Lidar com a Ansiedade

Imagem

Ansiedade. Acho que só o sentir da palavra causa mesmo a própria. Não devemos dar uma importância maior aquilo que ela representa. Uns poderão dizer que é uma reacção social normal, outros poderão dizer que é um sentimento humano normal. Seja em caso for, a ansiedade é o que é, uma reacção à algo que nos incomoda, ao ponto de ansiarmos e enervarmos por essa dada situação.

Mas a ansiedade é apenas o primeiro passo, pois o segundo é a preocupação intensa, e isso transporta-nos para algo mais profundo: O medo. E não há nada mais horrível do que viver numa clima desgastante de medo. Medo de perdermos o emprego. Medo de sairmos de uma relação que não tem futuro. Medo de que não somos suficientemente bons para algo. A ansiedade apodera-se de nós, toma conta da nossa vida, e quando damos por isso não vivemos a vida, mas sim em função dessa ansiedade terrível. A ansiedade só por si, não faz tudo. A ansiedade só faz esse papel, quando nós fraquejamos e deixamos que essas preocupações tomem dimensões gigantescas e desproporcionais. Um facto que temos de ter sempre presente é que, não adianta ansiar por algo, ou sofrer por antecipação. Porque nos faz mal, porque o problema não desaparece, tal como não desaparece o momento em que mais tarde ou mais cedo, iremos ter que enfrentar o problema com todas as consequências. E nada disto nos dá um retorno positivo para o nosso bem-estar. E nós temos mesmo de cuidar de nós, porque para além do confrontar com a situação que despoletou a ansiedade, nós muitas vezes esquecemos que tudo isto provoca alterações em nós, pois o nosso sono fica descontrolado, temos momentos de alegria quando estamos com alguém que nos faz bem, como poderemos estar sozinhos a chorar, pois o nosso humor altera-se, tal como aumenta o desiquilibrio da nossa alimentação bem como o aumentar progressivo dos nossos pensamentos negativos e destruidores. Há várias maneiras de aliviar a ansiedade, e muitas delas já sabemos, mas ou esquecemos ou simplesmente decidimos ignorar.

 

. Sorrir todos os dias ( Haverá algo que diminua o stress e traga mais energia ? )

 

. Dedicar mais tempo a um hobbie produtivo ( Pois fazendo o que nos mais gostamos, distrai a mente do lixo que nos quer apoderar da nossa tranquilidade ).

 

. Sabes aquele tempo que perdes na estação dos correio, na fila do supermercado ou no trânsito ? Utiliza para reflectires sobre coisas positivas que te aumentem a moral.

 

. Marca um almoço, um telefonema ou uma conversa online com pessoas que te fazem bem e preenchem a alma, pois o reforço positivo faz com a ansiedade baixe bastante.

 

. Se for uma situação muito grave, desabafa com alguém da tua confiança. Não quer dizer que a pessoa te vai resolver o problema, mas vai fazer sentir-te melhor.

 

. Focar a atenção nas tarefas. Não tentes fazer tudo num só dia. Organiza-te de modo a teres a mente mais organizada e atenta.

 

. Antes de te deitares, alivia a pressão sobre o assunto. Irás dormir melhor e mais calmamente. ( Ao não ser que o problema esteja na cama contigo ).

 

. Sentes desleixado ou com a imagem esquisita ? Cuidar de ti é uma outra forma de cuidar da mente e ao mesmo tempo da tua imagem. Não quer dizer que tens de parecer o Ken ou a Barbie, mas é outro reforço positivo.

 

. Foge da comida. Ou de qualquer outros vícios. O que ganhas em afundar a tua ansiedade no que te irá dar outros problemas piores ?

 

. Compras. Não é a gastares dinheiro que irás aliviar a ansiedade. Pode dar um curto alívio, mas a ansiedade continua e tens os bolsos mais pobres.

 

. Se tiver filhos, dedique mais tempo a eles. Afinal jogar a bola com eles ou brincar as bonecas, alivia sempre o peso que possamos ter.

 

. Senão sabes relaxar, aprende. Ter aqueles momentos “chill-out” , aprender a fazer a respiração profunda ou a meditar, para além de melhorar a tua relação com a tua ansiedade, melhora e espevita a saúde da tua mente,

 

. Amigos. Ligue-se aos seus amigos preciosos. A amizade não é só para os momentos bons. E nunca se sabe quando os papeis se podem inverter.

 

. Evitar conflitos, más interpretações ou conclusões precipitadas. Não entre sequer nesse caminho. Fuja desse local. Temos de nos proteger desse tipo de confrontos.

 

. Meter um rotulo na tua pessoa. Tu nunca serás a pessoa mais perfeita do mundo. Por isso deixa-te de lamentos e de achares que és a pior pessoa de sempre. Tens o teu valor e tens de saber valorizar-te perante qualquer outra pessoa ou situação. Somos o que somos e temos de ser aceites como somos. Ninguém é igual neste mundo.

 

. Desapreciação do que é positivo. Se é positivo, é bom, se é bom faz bem. Valoriza as pequenas vitórias como sendo tuas, como sendo pequenos momentos de glória. Sempre alivia a mente, reforça a auto-estima e prepara-te melhor para o culminar da ansiedade.

 

São pequenas regras, cuja a dificuldade só pode ser enorme, se tu meteres na tua mente que é complicado. Relaxa e encara este conjunto de dicas pelo que são, como pequenos ensinamentos do que tu deverás fazer para melhorar nesse aspecto. Mas por mais regras, ou frases ou conceitos que possam ser dados, tudo depende da nossa força de vontade. E todos os seres humanos tem a sua força de vontade, cabendo a cada um saber utilizar ou não. Que esperas para utilizar a tua força ? Acredita que és capaz e tudo vai melhorar com o teu empenho, porque nada é feito na vida, sem trabalho, esforço e dedicação.

P.S: Lembra-te, que por mais que o teu problema seja enorme, há pessoas no mundo com problemas muito mais graves e tristes. 

 

 

 

 

Autor:

Aprendiz de Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s